[et_pb_section fb_built=”1″ admin_label=”section” _builder_version=”4.16″ global_colors_info=”{}”][et_pb_row admin_label=”row” _builder_version=”4.16″ background_size=”initial” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat” global_colors_info=”{}”][et_pb_column type=”4_4″ _builder_version=”4.16″ custom_padding=”|||” global_colors_info=”{}” custom_padding__hover=”|||”][et_pb_text admin_label=”Text” _builder_version=”4.16″ background_size=”initial” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat” global_colors_info=”{}”]Você pode ter uma quadra no quintal. Respeite suas medidas, escolha o melhor piso e capriche na iluminação.
Piscina e churrasqueira são os principais itens das áreas de lazer. Mas os internautas do Casa.com.br demonstraram mais um interesse: quadras de esporte. Ter uma quadra significa garantir momentos de descontração com a família, manter o corpo em forma e valorizar o imóvel. Se o seu quintal tem espaço, pense nisso. Para jogos simples, basta uma quadra de 15 x 4 m. Uma quadra de squash pede ainda menos do que isso: 10 x 6,4 m. As escolhas dependem, claro, da modalidade esportiva que você pretende exercer. Abaixo, algumas orientações.
Terreno
Caso ele precise de corte, o solo deverá ser bem compactado com rolo pequeno. Já as áreas aterradas exigem a compactação feita por máquinas mais pesadas, como o trator de esteira. Se o aterro não ficar bem feito, no futuro você encontrará trincas e ondulações no piso da quadra.
Umidade e impermeabilização
Especialistas em impermeabilização e drenagem devem ser consultados. Eles vão garantir que não haja infiltração e que não se formem poças d’água após pancadas de chuva. Com exceção da quadra de saibro, que já é autodrenante, as demais têm piso impermeável. Essa característica obriga que a superfície da quadra tenha 1 cm de caimento para todos os lados, de modo a escoar mais rapidamente as águas pluviais, evitando a formação de poças.Para os lotes situados em vales ou áreas baixas, o melhor é fazer uma vala de 30 cm de largura com 1 m de profundidade ao redor da quadra, numa distância de 50 cm. Essa vala tem a função de captar as águas da chuva. Ela deve ser revestida com argamassa de cimento e areia e ter embutida, no fundo, uma meia canaleta de escoamento, com largura entre 15 e 30 cm, conforme a declividade da área, e saída para a rede de esgoto.
Cobertura e iluminação
As quadras descobertas devem ser posicionadas no eixo norte-sul, evitando que a luz do sol ofusque os olhos dos jogadores. A iluminação artificial adequada varia conforme a área. O cálculo exato, feito com a ajuda de um aparelho chamado fotômetro, pede a presença de um especilista. Um projeto simples de uma quadra poliesportiva precisa de 8 luminárias dispostas em quatro postes, situados nos vértices da quadra, e com altura variando entre 6 e 8 metros. As lâmpadas são as de mercúrio de alta pressão e 400 W de potência. Para as partidas de tênis, o número de luminárias passa para 16 – quatro em cada poste.
Alambrado
Se a quadra está muito próxima da sua casa ou de vizinhos, o alambrado é indispensável. Da mesma forma que os muros, eles nunca podem estar a menos de 2 metros da quadra. Suas formas e medidas dependem dos esportes praticados na área. No caso do tênis, o alambrado dos fundos deve ter 4 m de altura; nas laterais, basta 1 m. Para as poliesportivas, ele precisa circundar toda a quadra e ter 4 metros de altura.
Para cada esporte, um tipo de piso
A quadra adequada ao esporte que se pratica aumenta o rendimento dos jogadores e diminui o desgaste das bolas e calçados. A textura do acabamento também interfere no desenrolar da partida: se o piso é áspero, a bola tem pique lento; já se for liso, o pique é rápido. Por essas razões, cada esporte tem uma superfície apropriada.
Fonte: https://casa.abril.com.br/
[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]